Segundo especialista, a pesquisa é um balizador do mercado e sinaliza o comportamento do setor
Por Márcio Norberto
A pesquisa de mercado é uma ferramenta que mapeia e gera informações qualificadas sobre diversos aspectos relacionados ao segmento no qual o negócio está inserido ou pretende se colocar, sinalizando empresários e dirigentes sobre como agir de maneira mais segura e assertiva na tomada de decisão. A pesquisa pode indicar, por exemplo, se o momento é favorável para lançar um novo produto no mercado, expandir o negócio, analisar a concorrência, entre outros aspectos.
Portanto, a pesquisa de mercado é um instrumento que contribui para direcionar os caminhos de uma empresa independentemente do seu tamanho e segmento. É assim também no ramo de self storage que, segundo pesquisas realizadas regularmente, vem se estabelecendo como um importante setor de negócio.
A atividade se mostra consistente e em crescimento contínuo certamente porque existe demanda de mercado por parte de pessoas e empresas, e a pesquisa é o meio pelo qual o segmento é mapeado. Com os dados em mãos, empresários e dirigentes podem melhor avaliar o cenário e tomar suas decisões.
De acordo com o sócio-fundador da Brain Inteligência Estratégica, Marcos Kahtalian, – a Brain realiza pesquisas trimestrais sobre o setor para a Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass) – a pesquisa é um balizador do mercado e sinaliza o comportamento do setor. “A pesquisa indica como está o mercado, o seu tamanho, a variação de preço, de metragem, número de operações; então com a pesquisa conseguimos entender para onde está caminhando o setor de self storage”, explica Kahtalian.
Segundo Francesco Martinenghi, head comercial e de novos negócios na DCL Real Estate, empresa controladora da D-Espaço Self Storage, localizada em Curitiba/PR, a pesquisa de mercado é fundamental para todas as atividades produtivas e no setor de self storage ela assume uma relevância ainda maior porque o mercado nacional está em desenvolvimento e há muitos aspectos a serem trabalhados.
“O self storage é um mercado ainda pequeno no país e fica difícil para o empresário do setor saber como ele está diante dos demais operadores. Então uma pesquisa que mostre se os preços são similares ou não e se as operações possuem taxa de ocupação em linha é fundamental para que o empresário possa melhor guiar o seu negócio”, comenta Martinenghi.
Tomada de decisão
Em relação à utilização da pesquisa para a gestão do negócio, Martinenghi diz que as decisões também são tomadas a partir de informações trazidas na pesquisa. “Neste sentido a pesquisa de mercado é um balizador importante para saber se o empresário está no caminho certo ou está tomando um rumo diferente em relação ao mercado, então nos baseamos muito na pesquisa”, disse.
Pesquisa: instrumento de negociação
Outro ponto relevante levantado pelo gestor é que a pesquisa de mercado é uma importante ferramenta para divulgar o setor para terceiros como, por exemplo, instituições públicas e governos de diferentes esferas. “Precisamos ter dados em mãos para conversar com órgãos públicos, para pleitear algum tipo de legislação e para regulamentar o setor, e só conseguimos sentar numa mesa de negociação quando temos uma pesquisa de mercado com números do setor”, comenta Martinenghi.
Dados de pesquisa: perspectiva futura
Durante a 8ª edição do Brasil Expo Self Storage, maior evento do setor e que foi realizado no dia 20 de outubro, o dirigente da Brain apresentou dados da pesquisa trimestral que mostram continuidade no crescimento da atividade. De acordo com os resultados da pesquisa, são 484 operações, 235 empresas atuantes e uma oferta de mais de 163 mil unidades de box. A vacância média no Brasil foi estimada em 18,9%.

Na comparação 2tri2021x 2tri2022, o número de operações cresceu na ordem de 29,4%. É um crescimento consistente e contínuo quando se observa a evolução trimestre após trimestre.

Nesta mesma toada, o número de empresas cresceu no mesmo período comparativo, chegando ao segundo trimestre deste ano 18,7% maior em relação a igual período do ano passado.

O indicador número de boxe ofertado cresceu significativamente no mesmo período comparativo, com elevação de 45%.

Para se somar a este cenário positivo, a pesquisa indicou que houve redução da vacância média nacional na comparação 2tri2021x 2tri2022, que ficou em 18,9%, representando uma redução de 7%.
Kahtalian observa com otimismo o mercado de self storage para 2023, considerando uma tendência de investimento devido à redução da taxa de juro. “Para 2023 mantemos um cenário otimista porque deve haver uma redução na taxa de juro no segundo ou terceiro trimestre e essa redução favorece mais ainda o investimento produtivo, então conseguimos ser otimistas com o setor”, avalia.