Menu fechado

ASBRASS celebra 10 anos

Foi uma primeira década de desafios e também conquistas fundamentais para o setor de self storage em todo o Brasil

Por Márcio Norberto

Em 2023, a Associação Brasileira de Self Storage completou 10 anos. Instituição que representa empresários de todo o Brasil, a ASBRASS teve sua origem a partir da Associação Paulista de Self Storage de São Paulo que, junto com o Secovi do Estado, desempenhou um papel fundamental na obtenção do Código Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) para o self storage nos idos de 2013; ano, portanto, que marca o nascimento de uma Associação Brasileira voltada para a promoção dos interesses de um setor.

Sendo o self storage um segmento ainda jovem e, portanto, pouco conhecido no Brasil, questões específicas sobre o funcionamento da atividade, aspectos relacionados à legislação, compartilhamento de informação e de conhecimento, entre outras demandas contribuíram para impulsionar um grupo de empresários a fundar uma Instituição com atuação em âmbito nacional. Esses empresários notaram que situações que ocorriam nas empresas localizadas em São Paulo eram compartilhadas com empresas que surgiam em outras localidades.

Dez anos depois, a ASBRASS permanece cumprindo importantes funções em prol do segmento e dos associados, como o intenso relacionamento com o poder público nas diferentes esferas para mostrar o que é a atividade, monitoramento do mercado por meio de pesquisas contínuas para gerar informações qualificadas, sinalizando empresários e dirigentes sobre como agir de maneira mais segura e assertiva na tomada de decisão, difusão da cultura do self storage e, provavelmente, a pauta mais importante da atualidade que se refere à legislação específica da atividade nos municípios visando segurança jurídica e ambiente de negócio saudável.

Crédito: Calão Jorge/Secovi-SP

De acordo com Rafael Cohen, que preside a Associação desde 2018, nestes anos todos foi realizado um bom trabalho, muitos desafios foram enfrentados e muitos resultados obtidos, começando pela conquista do CNAE nacional da atividade, a construção de um alinhamento de práticas operacionais no mercado, além da comunicação com os empresários para a coleta de dados e com isso gerar informações qualificadas sobre o segmento.

O dirigente destacou ainda, durante a 9ª edição do evento Brasil Expo Self Storage, no final de novembro, em São Paulo, a importância de se conseguir uma maior representatividade da Associação em termos de participantes e de engajamento para  chegar com mais força ao poder público; somente assim os pleitos terão mais visibilidade. “É importante uma participação mais ativa de todos, pois quando vamos conversar com um legislador, com o poder judiciário, a primeira pergunta é quantos são os representados pela Associação. Hoje representamos apenas 10% do mercado em termos de número de empresas, embora o mercado não pare de crescer, por isso é importante que as pessoas compreendam a importância da participação”, comentou Cohen.

Mais representatividade 

Sobre a importância da representatividade da ASBRASS para o setor, Francesco Martinenghi, que é head comercial e de novos negócios na DCL Real Estate, empresa controladora da D-Espaço Self Storage, em Curitiba, disse que é fundamental a participação dos associados e que Associação precisa aparecer mais no mercado. “Sozinho fica muito difícil conseguirmos atingir determinados resultados, agora, na medida em que nos unimos como operadores representados por uma Associação, obviamente ganhamos mais força, mas precisamos ser mais representativos num mercado que vem crescendo. A ASBRASS precisa se mostrar mais para fora”, comentou Martinenghi. 

O empresário Victor Vilela, que desde 2009 atua no segmento de self storage no Distrito Federal e já participou de três edições do evento Brasil Expo, atualmente não é um associado da ASBRASS, mas disse que realizará a filiação da sua empresa o quanto antes por reconhecer o importante papel da Associação para o segmento.

 “A ASBRASS abraça todo o setor, fornece informações relevantes sobre o mercado, os conteúdos que chegam por meio da newsletter são fundamentais e contribuem para a qualificação contínua. Além disso, o evento aqui tem sido muito importante para esclarecimentos de questões relacionadas ao aspecto jurídico, eu tirei várias dúvidas, além realizar networking. Eu verifiquei que é muito importante fazer parte da Associação”, disse.