Menu fechado

Asbrass tem nova diretoria para o biênio 2024-2026

Ampliar a representatividade, difundir a cultura do self storage e trabalhar pela regulamentação são frentes prioritárias na Associação, segundo a diretoria

Por Márcio Norberto

No mês de março, uma nova diretoria assumiu a administração da Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass). A nova gestão, para o biênio 2024-2026, tem na presidência o fundador e CEO da GoodStorage, Thiago Cordeiro. A diretoria é formada ainda pelo vice-presidente Rafael Cohen, que anteriormente presidiu a Associação, e pelo diretor administrativo Fernando Nascimento, que também exerceu esta função na gestão anterior. Chegando agora para compor o time estão o diretor financeiro Sérgio Oliveira e a diretora de comunicação e relacionamento Cristina Heim. A pasta que será liderada por Heim é nova na Asbrass, foi criada para desenvolver uma comunicação institucional que dialogue com diversos stakeholders e trabalhar para uma maior visibilidade do segmento em diferentes frentes.

Liderada por Thiago Cordeiro, a diretoria estabeleceu algumas frentes de trabalho prioritárias em torno das quais as ações serão implementadas. Continuar trabalhando para o crescimento do setor é prioridade, segundo a diretoria. Além disso, outros focos que estão no radar é desenvolver um trabalho para que a Associação torne-se mais representativa e com isso alcance pleitos como o da regulamentação da atividade, promover o modelo de negócio para torná-lo mais conhecido na sociedade e conseguir a adesão de novos associados.

Meu compromisso é promover o desenvolvimento institucional do setor e expandir a atividade de self storage ainda mais por todo o território brasileiro”, afirma Cordeiro. O presidente reforçou também a necessidade disseminar a cultura do self storage e continuar o trabalho que vinha sendo realizado na direção da regulamentação do setor.

Caminhos da Asbrass

De acordo com o vice-presidente, um dos principais desafios da diretoria é conseguir reconhecimento e adesão de novos associados para que a Asbrass tenha uma base mais representativa. Com o setor unificado em torno da Associação, o diálogo com os legisladores ganha mais musculatura na busca da regulamentação da atividade. “O principal desafio é conquistar o reconhecimento dos operadores de forma a ampliar a base de associados, isso aumentaria a nossa representatividade e a escalada na direção das ações de regulamentação”, comenta Cohen. 

É preciso ter uma base mais sólida e representativa, com maior número de operadores associados, formando um bloco forte e capaz de enfrentar os desafios do setor. É fundamental que os operadores tenham esta consciência, argumenta o diretor financeiro. Segundo Oliveira, “o principal desafio é unir todo o setor para trabalhar cada vez mais na regulamentação necessária e termos segurança jurídica em todos os processos relacionados à nossa atividade”. 

Para conseguir uma maior representatividade na base da Asbrass é necessário, portanto, trabalhar na integração do segmento em todo o Brasil e este é um dos objetivos a ser perseguido, como destaca o diretor administrativo Fernando Nascimento, além disso, é preciso “consolidar as conquistas, desenvolver e divulgar conteúdos relacionados ao universo do self storage”, comenta.

É justamente na questão da divulgação do setor que entra a nova diretoria de comunicação e relacionamento criada nesta gestão. A pasta liderada por Cristina Heim tem importantes desafios pela frente. Entre eles ajudar a articular debates sobre a necessidade de regulamentação da atividade, aproximar os associados e tornar mais visível a cultura do self storage. “O objetivo é aproximar os associados e aumentar o fluxo de informações, o que naturalmente trará mais visibilidade às ações que todos realizam nas suas operações. Vamos fortalecer cada dia mais a Associação para conquistarmos novos patamares no mercado”, destaca a diretora.

Expectativa

O aspecto da representatividade do setor, sobretudo para o debate junto aos legisladores, é também uma expectativa do associado em relação ao trabalho da Asbrass. Para Francesco Martinenghi, que é head comercial e de novos negócios na DCL Real Estate, empresa controladora da D-Espaço Self Storage, em Curitiba, é fundamental o trabalho da Associação nesta direção.

“A Asbrass precisa ter seu papel ‘político’. Nenhum operador consegue ter a articulação e a representação política necessária junto aos legisladores, por exemplo, de forma isolada e agindo sozinho. O papel da Associação é fundamental pois representa os interesses de todos nós, coletivamente”, diz Martinenghi.

O dirigente considera ainda que a Asbrass tem a importante função mercadológica no sentido de construir dados, como já realiza, que ajudam a nortear as estratégias dos empresários e dirigentes. “Mapeando os números do setor de uma forma global, consegue entender para onde o mercado está indo e entregar estas informações valiosas para que cada empreendedor desenvolva suas estratégias de crescimento, de preços, e de posicionamento do seu negócio”, destaca.

Nova diretoria

Crédito: Divulgação

Presidente: Thiago Cordeiro, sócio fundador e CEO da GoodStorage, empresa que está no mercado há 10 anos e conta com 30 unidades na capital paulista. Graduado e pós-graduado pela FGV em administração de empresas, com MBA pela Northwestern Kellogg School of Management, o executivo tem passagens na indústria de investimentos imobiliários desde 2003, como Credit Suisse Hedging Griffo e BTG Pactual.

Crédito: Divulgação

Vice-presidente: Rafael Felix Cohen,fundador da Smartbox Brasil Self Storage, com unidades no Rio de Janeiro-RJ. É arquiteto e urbanista, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua no mercado de construção civil há mais de 35 anos.

Crédito: Divulgação

Diretor administrativo: Fernando Nascimento é fundador da Guardex Self Storage, com unidade em Salvador-BA. É engenheiro civil formado na Escola Politécnica (UFBA), especialização em Engenharia de Produção na Politécnica/USP, MBA na Fundação Getúlio Vargas/SP. Atua no mercado de construção civil há mais de 28 anos.

Crédito: Divulgação

Diretor financeiro: Sérgio Oliveira é sócio fundador da Home Stock Self Storage Locações Ltda, com unidades em Brasília-DF. Engenheiro civil formado pela Universidade de Brasília, atuou no mercado da construção civil em vários estados, por 25 anos.

Crédito: Divulgação

Diretora de comunicação e relacionamento: Cristina Heim é fundadora e gestora das empresas Guarde Bem Self Storage, Escritórios Virtuais e Coworking, HEIM Negócios Inovadores e LockBem – Armários Inteligentes, com unidade em João Pessoa-PB. Formada em Relações Públicas e Direito, tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV.