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Customer experience como estratégia de conquista e de fidelização do público de  self storage

No ramo de self storage, as empresas também estão olhando para a questão da experiência do cliente, com foco em personalização, conveniência e eficiência no atendimento.

Crédito: Foto Divulgação

Por Márcio Norberto

No mundo dos negócios, que opera com vendas, serviços, locações, entre outras formas, o cliente precisa ocupar lugar de destaque, certo? Para colocar-se no mercado e, principalmente, manter-se relevante nele, nos últimos tempos as empresas têm investido em estratégias de personalização, de conveniência e de eficiência no atendimento. A estes atributos em prol ao cliente, o jargão empresarial convencionou chamar de experiência do cliente, do inglês customer experience.

De certo modo, a experiência do cliente sempre esteve no radar das empresas de diferentes setores. Com a evolução na forma de consumir, ao menos na última década (e assim continua) em termos de tecnologia, de conveniência na hora de realizar uma “locação” ou adquirir um produto, além de um atendimento personalizado, a experiência tornou-se um pilar fundamental para conquistar e fidelizar os clientes.

A forte concorrência e o consumidor cada vez mais exigente fizeram também com que as empresas de diversos setores qualificassem a jornada do cliente desde sua chegada à empresa ao pós-venda. É isso mesmo, a experiência passa por diversos estágios nos quais o cliente sempre está interagindo de alguma forma com o negócio e, consequentemente, com a marca.

E no setor de self storage?

No ramo de “locação” do qual faz parte a atividade self storage, as empresas também estão olhando para a questão da experiência do cliente, neste caso o locatário, com foco em personalização, conveniência e eficiência no atendimento para manter os boxes ocupados. Essas estratégias são adotadas na Espaço A+ Self Storage, empresa com unidades em Curitiba e na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana da capital paranaense.

Crédito: Foto Divulgação

Segundo Rousy Mary Rojas, gerente geral de operações na empresa, um modelo de atendimento personalizado, eficiente e com acolhimento tem impacto direto no vínculo e na fidelização de quem realiza a locação. “Clientes que se sentem bem atendidos desenvolvem confiança na empresa, aumentando a probabilidade de fechamento das locações. O atendimento de qualidade cria um vínculo positivo, essencial no longo prazo”, destaca a gestora.

Registro do evento Brasil Expo Self Storage, realizado em novembro de 2023, em São Paulo

Crédito: Calão Jorge/Secovi-SP

Acompanhar a satisfação

A experiência do locatário é medida de diversas formas e os indicadores são importantes para acompanhar o grau de satisfação. De acordo com Rousy, a empresa trabalha com diferentes indicadores, entre eles: a probabilidade de o cliente recomendar a empresa, o percentual de cliente que utiliza a solução no longo prazo e os comentários e sugestões sobre a experiência. Aliás, o feedback, que é cada vez mais comum e mostra satisfação ou a falta dela, é um importante termômetro da experiência.

Diante de tantos desafios no mundo empresarial, uma estratégia focada na experiência do cliente torne-se cada vez mais fundamental. A empresa que investe e valoriza este pilar do negócio certamente consegue se destacar, além de conquistar e fidelizar o cliente, inclusive no dinâmico segmento de self storage.