Menu fechado

Diversidade de uso coloca o self storage em destaque na prateleira

Por Márcio Norberto

O setor de self storage é cada vez mais requisitado por pessoas físicas e empresas, especialmente as micro e pequenas. Vários são os fatores que levam os diferentes perfis de público a buscar as soluções oferecidas pelo serviço de autoarmazenamento. Entre eles estão a necessidade de espaço, que é uma realidade cada vez mais presente, sobretudo nas grandes cidades; a praticidade e zero burocracia na contratação; a otimização da logística; a facilidade de acesso e o baixo custo fixo.

No caso de pessoas físicas, mudanças comportamentais que estão ocorrendo na sociedade como, por exemplo, os lugares de morar estão cada vez menores e com isso há a necessidade de espaço para guardar objetos pessoais que já não cabem mais nos apartamentos com metragem em torno de 45 m² ou menos de área útil. Há demanda real por espaço e diferentes necessidades no cotidiano das famílias.

Em relação às empresas, novos modelos de negócio com existência exclusiva na internet surgiram nos últimos tempos, exigindo dos empreendedores espaço para armazenar estoque e insumos. O crescimento do comércio eletrônico representa também uma mudança definitiva no padrão de consumo. Com isso, o “last mile” é outro vetor que contribui para tornar o self storage mais requisitado. É a otimização da logística das empresas que também aquece o setor. O self storage tem absorvido o mercado de logística urbana que é pouco explorado pelos grandes players logísticos.

Atratividades

A Luciana Lyra Wanderley Mascarenhas tem um comércio varejista de vestuário no Rio de Janeiro e apostou no uso do self storage por diversos motivos, entre eles para facilitar a operação logística do seu negócio. Ela conheceu as soluções oferecidas pelo self storage quando foi para os Estados Unidos acompanhar o filho e ficou interessada devido a praticidade, ao baixo custo e como o modelo poderia otimizar a logística do seu negócio. Desde então, isso faz cinco anos, passou a utilizar o autosserviço.

 “Fui atraída pela praticidade do contrato, sem carência no caso de necessidade de rescisão e bom custo fixo. O self storage também impacta no meu negócio facilitando as operações de logística dos produtos”, diz Mascarenhas. A empresária elenca ainda outros atributos que torna o self storage fundamental para o funcionamento da sua empresa. “Tenho um espaço físico prático, limpo e seguro onde consigo trabalhar diariamente sem custo de energia elétrica, água, IPTU e condomínio, além da flexibilidade de acesso”, acrescenta.

A organização, o acesso e a praticidade são também alguns dos aspectos que chamaram a atenção e despertaram o interesse da empresária Renata Salomão Michel a contratar um box de self storage no Rio de Janeiro. Ela tem uma distribuidora de produtos na cidade e passou a utilizar o autosserviço em 2021 com o fechamento da loja física. “O que nos levou a buscar esse serviço foi o fechamento da loja física da empresa causado pela pandemia e o self storage foi fundamental para que pudéssemos estocar os nossos produtos”, conta a empresária. O setor de self storage, como vem demonstrando, é atrativo e capaz de atender a diferentes demandas de consumo da sociedade. As soluções oferecidas mostram-se necessárias para o atendimento de necessidades do cotidiano e das empresas de diferentes segmentos.