Menu fechado

Mais que um espaço de guardar

Por Márcio Norberto

Olhando para as demandas de profissionais autônomos e empresas, self storage investe em instalações

Foto divulgação

O segmento de self storage no Brasil mostra-se resiliente e cresce de maneira sustentável mesmo diante de um cenário com economia em marcha lenta nos últimos anos. Conseguiu atingir um patamar de solides a ponto de ser validado pelos empresários do setor como negócio viável e atrativo para investimento, segundo especialistas.

Dentro de sua especificidade, o mercado movimenta-se ainda na direção de prover soluções aos diferentes tipos de demandas que surgem de pessoas e de empresas. Vale destacar que do ponto de vista comercial o setor prioriza um atendimento com zero burocracia.

A despeito de tudo isso, empresários do segmento não se acomodam e entendem que há muito trabalho a ser realizado e outras frentes para serem desenvolvidas, mas, é claro, sem perder vista a essência para a qual o self storage foi criado: local de guardar, de armazenar. Muitos empresários do ramo apostam em inovação e outros tipos de negócios que podem ser gerados dentro de uma operação de self storage.

Este também é o pensamento do sócio na Deposite Self Storage, Marcelo Alexandre Figueiredo. Sua empresa está há sete anos no mercado e instalada na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Segundo o empresário, uma ideia que poderia ser mais explorada é a de otimizar o self storage, possibilitando que as áreas comuns pudessem eventualmente servir como escritório e sala de reunião.

“Considero que essa possibilidade de negócio, de ter uma empresa ou pessoa ocupando o self storage para além de um local de armazenamento, ou seja, de utilizar as áreas comuns da instalação como escritório para trabalho administrativo e ambiente para reuniões, por exemplo, é pouco realizada. Investimos muito nos últimos dois anos em estrutura física, com a reforma das salas de reunião, copa e área de trabalho. Hoje em dia, podemos acomodar mais empresas e trabalhadores autônomos em nossa estrutura com todo o conforto de ter um escritório montado sem investimento em mobiliário, estrutura e instalações”, disse o empresário.

Vale observar, no entanto, que para ofertar este tipo de diferencial é necessário que seja gratuito para não haver contradição com o CNAE específico da atividade de self storage.

Praticidade para o cliente

Investir em inovação e facilidades para o cliente é um caminho que não tem mais volta para quem está chegando ao negócio e quer logo sair à frente e mesmo se manter na ponta de um mercado competitivo. Acesso de maneira autônoma à instalação e ao boxe é um item que faz a diferença e proporciona mais liberdade ao cliente.

“Adotamos na nossa operação um modelo automatizado de abertura e de fechamento dos portões, para acender e apagar as luzes, para acionamento e desarme do sistema de segurança do galpão e do boxe do locatário. O cliente tem seu próprio usuário e senha. Tudo isso está disponível nos 365 dias do ano. Essas inovações oferecem ao cliente maior segurança e praticidade ”, conta o sócio na Deposite.

Capilaridade

O setor vai ganhando capilaridade em todas as regiões do país e no interior não é diferente. No município de Sorocaba, segundo Figueiredo, existem oito empresas atuando no segmento, isso demonstra o potencial de crescimento da atividade. “Gosto de trabalhar no setor, acredito que temos muitos desafios pela frente mas também um grande potencial de crescimento”, diz.

Segundo o empresário, mesmo com a expansão das operações e novas entrando no mercado a demanda existe e continuará existindo. O empresário pondera também que a procura é resultado da diversidade de uso que se faz do self storage.