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O ano da logística e do self storage

A pandemia passou? A pandemia vai ficar? Não sabemos.

Por Marcos Kahtalian

Crédito da foto: divulgação Brain

Mas sabemos o seguinte: quaisquer que sejam os desdobramentos do processo pandêmico iniciado em 2020 e até agora em andamento, a logística vai permanecer. Mais do que o “home office”, mais do que ter uma “casa de campo”, é seguro afirmar que o maior legado da pandemia com efeitos imobiliários diretos é a ascensão da logística – e não apenas da queridinha última milha. O que isso tem a ver com Self Storage? Tudo – como bem sabem os operadores que nos últimos dois anos viram crescer a demanda por armazenagem de pequenas empresas. Por que podemos apostar na continuidade desse mercado? Eis as 5 principais razões:

O marketplace veio para ficar – tempos atrás ninguém sabia do que se tratava esse tal de marketplace. Hoje, o pequeno varejista da esquina sabe do que estamos falando, assim como sabe seu cliente. Uma vez instalados no celular a profusão de aplicativos de e-commerce e “aprendido” seu funcionamento, é bastante improvável que o consumidor e o varejista os abandonem. Afinal, trata-se de um hábito adquirido. Fala-se em “pedir um I-food”, comprar na “Magalu” e assim por diante. Nessa última Black Friday, pujante de verdade foi a compra virtual.

As cidades ficam cada vez mais densas, os apartamentos cada vez menores – isso é como música aos ouvidos do operador de self storage. Ao mesmo tempo que precisamos de mais espaço em nossas casas (e não temos), a movimentação urbana torna-se mais crítica. Entregar um produto em no máximo “60 min” passa a ser diferencial para as empresas. Ponto para a logística e para o e-commerce.

Estoque é tempo; tempo é dinheiro – logo reduzir o custo de estoque e de tempo é lucro. Por isso algumas operações de self storage já estão em ritmo de moto continuo.

Armazenagem distribuída – mais do que ter ultra big CDs, as empresas procuram microlocalizar seus produtos junto aos seus consumidores. Tudo a ver com a logística e mais ainda com o self storage.

O mercado “mal” conhece o self storage – imagina quando a operação se tornar popular e for, digamos, tão trivial quanto levar o carro na oficina? Por isso as boas empresas estão investindo em conveniência e em educação do seu cliente, facilitando o acesso e uso das instalações.

Não nos enganemos, a taxa de conhecimento do setor é baixa na população em geral, porém já mais alta entre os empresários. Ainda assim, este ano, o faturamento anualizado do setor está batendo a casa do primeiro bilhão de reais. É por isso que este foi o ano da logística, com queda de vacância e do self storage, com queda de vacância igualmente, ao mesmo tempo que ampliou as operações.

Todas essas condições irão permanecer em 2022, já que o crucial problema de armazenagem em pequenos espaços urbanos, no centro nervoso dos acontecimentos, ainda tem um longo caminho a percorrer.

A pandemia passou ou vai ficar? Não sabemos. Mas sabemos sim, que a logística e o self storage permanecerão – e aposto que vão continuar a crescer aceleradamente em 2022.

Boas festas a todos

Marcos Kahtalian é sócio-fundador da Brain Inteligência Estratégica