Excelente ferramenta para ganhar visibilidade no mercado, o mkt digital está presente nos diferentes segmentos, inclusive no de self storage

É consensual que hoje em dia a internet é o espaço no qual as trocas comunicacionais – conversas, comunicados, notícias, exposição da marca e, principalmente, as vendas se processam com mais intensidade. Os canais e as formas de comunicação a partir da web são múltiplas, atingindo à grande massa e a públicos segmentados, a depender da intenção do emissor. Sites, blogs, plataformas de vídeo e redes sociais são alguns dos ambientes. É em meio a esses canais e formas de se comunicar que entra o marketing digital.
De uma maneira simplificada, o marketing digital trata das estratégias de inserção da marca, do produto, do serviço, da prospecção, da conversão, da fidelização, do relacionamento e porque não dizer do engajamento do público junto a uma marca. Atualmente, o marketing digital é uma das principais ferramentas para se comunicar com o público-alvo.
Para implementar ações de marketing digital é necessário planejamento, como pontua Rodrigo Corrêa de Barros, planejador de mercado e especialista em estratégias de marketing imobiliário. Para ele, antes mesmo da publicação de um anúncio ou de um post, é importante pensar na abordagem, na linguagem que será utilizada, no designer do material e essas etapas se referem ao planejamento do marketing digital. “Tudo isso se converte em uma soma de esforços que levará à estratégia em si”, diz o especialista.
Com o aumento das transações comerciais efetivadas na internet (e-commerce), a pandemia também acelerou este processo, as empresas têm investido cada vez mais na divulgação dos seus produtos e serviços em ambiente digital, buscando tornarem-se mais conhecidas e competitivas, e os empresários já entenderam que este posicionamento é fundamental. Segundo Barros, “a grande maioria das empresas que valoriza sua presença no mercado já percebeu que o ambiente digital é fundamental para obter share (fatia de mercado) e gerar negócios, além de ser um ambiente favorável para testar novidades e para o trabalho da construção de branding (marca). A pandemia só consolidou o que era inevitável”, comenta.

O segmento de self storage pode se utilizar de maneira bastante consistente das estratégias e ferramentas de marketing digital para se estabelecer ainda mais no mercado. Barros destaca algumas dicas que podem ser bem aproveitadas tanto por quem domina quanto por quem não domina o assunto. E algumas ações de marketing digital podem ser realizadas de maneira orgânica, isto é, sem investimento.
Dicas do especialista Rodrigo C. de Barros

Qualificação profissional: ter um profissional com boa experiência, com bom conhecimento em gerar leads (potenciais clientes), criar, escrever e programar posts e ordenar dados. É importante que o profissional elabore estratégias, crie um plano de ação, com definição de verbas e calendário, de acordo com as ações e objetivos da empresa. Trabalhar estratégias de posicionamento no portal de busca, tecnicamente chamado de SEO.
Estrutura: site da empresa atualizado e funcional para telas pequenas (celulares e tablets), pois os clientes vão até ele para obter informações detalhadas que não conseguem nos posts das redes sociais (site bom é site útil, que oferece algo inédito) e as redes sociais funcionando.
Conteúdos e novidades: fundamental é ter bom conteúdo, boas ofertas e boa presença institucional. Temos que encarar as redes sociais como a maior vitrine que existe e saber o que, quando e como expor nessa vitrine.
Campanhas nas redes não são estáticas: é fundamental enxergar as redes sociais como um universo maleável, que pode ser modificado e alterado de acordo com os resultados e no decorrer das campanhas. Realizar campanhas convergentes de venda ou de serviços, elas devem estar no site, nas redes sociais e amparadas pelo Whatsapp. Aqui vale um alerta: o whats exige muito preparo de quem se comunica em nome da empresa. O cliente está protegido pela vontade de responder ou não. Educação e bom senso nessa rede social em especial, é tudo. Depois, com o amparo de empresas especializadas em big data, se pode fazer campanhas de maior alcance, com o objetivo de conquistar share (fatia de mercado).
Para os storages de plantão: através das redes sociais, criar uma campanha frequente e criativa para quem mora no raio de influência direta será determinante, seguida de campanhas que mostram o uso (o usuário das redes sociais adora ver exemplos bem humorados e inteligentes) como um post que diga: “se você têm pastas de arquivo morto bem vivas, você precisa de um self storage”. Uma dica preciosa é sempre criar as peças com provocações inteligentes, pois o universo das redes sociais é efêmero, fluído, altamente competitivo e premia o que é atraente e aquilo que salta na tela por ser diferente e de bom gosto.
Promoção especial: as estratégias com maior adesão são aquelas que surpreendem e encantam. Um self storage que cria uma promoção especial para clientes que têm equipamentos de pesca para armazenar e oferece a eles um desconto especial numa loja especializada em artigos de pesca (mas os descontos só são obtidos com os códigos veiculados pelo Instagram, por exemplo, e validados após o contrato de uso do espaço ser assinado). Mesmo o consumidor que não pesca vai dar atenção à campanha, pois a promoção é marcante. Ele, em seu íntimo, irá criar a expectativa por uma experiência especialmente desenvolvida para ele.
Conhecer e pesquisar: o empresário, sempre que possível, pode assistir a tutoriais pelo Youtube. É possível compreender muito de estratégia digital assistindo a aulas pelo celular.