Menu fechado

Pesquisa apontou inventário de quase 70 mil Boxex no Brasil

A Asbrass e a Brain apresentaram pesquisa referente ao censo de mercado de Self Storage do primeiro trimestre de 2020. Foram coletadas informações de 323 operações de 168 empresas, em 80 cidades do Brasil. O inventário total existente no Brasil apontou 605 mil m² de ABL em quase 70 mil Boxes no país, o que gera uma operação média de 1.873 m²de ABl com 215 Boxes.

Comparando o primeiro trimestre de 2020 com o último trimestre de 2019 – a pesquisa foi realizada em 01/03, ainda antes dos efeitos da pandemia – vemos que a vacância de 2020 foi de 25,7%, ou seja, pouco oscilou em relação ao 26,1% do final do ano passado. Porém, há um dado importante, que mostrava um maior aquecimento de mercado no início do ano: Tal fato ocorreu mesmo com o incremento de preço médio nacional que em 2020 chegou a R$ 94,00 o m² ante R$ 81,00 em 2019 – um incremento de 16%. Além disso a pesquisa trouxe que 65% dos Boxes ofertados são de porte pequeno, de até 6 m². A região sudeste concentra 60% das operações – somente São Paulo 43 % das operações – seguido pela região Sul com 16,4% das operações e pelo Nordeste com 10,8% do total operado.

A pesquisa detalha também os níveis de absorção de mercado, seja por ano, por tamanho de box, por região, apontando os preços médios. Trata-se de um rico material, que a Brain com a Asbrass, traz ao mercado como informação qualificada. Como o levantamento é trimestral, será fundamental para o próximo trimestre a colaboração de todos os associados, com o fornecimento de informações detalhadas. Serão feitas para a próxima pesquisa mais cortes de análise informacional, trazendo maior detalhamento sobre a tipologia e tamanho dos Boxes pequenos operados.

Naturalmente, dados os efeitos da crise econômica gerada em função da pandemia, possivelmente não haverá expansão da oferta no período, sendo esperadas eventuais movimentações de vacância e preço – como aliás vem ocorrendo em todos os segmentos baseados em ativos imobiliários. Cabe ao setor e aos operadores traçar estratégias para minimizar os impactos do momento atual, e nesse sentido, a Brain estará ao lado da Asbrass não apenas para coletar informações do mercado, mas também para apresentar novos estudos que sejam orientativos para seus associados. Juntos, vamos sair dessa situação que envolve a todos, com novas estratégias para um novo mercado que seguramente se desenhará.

Marcos Kahtalian
BRAIN – Socio- Diretor