Menu fechado

Webinar Asbrass: um novo espaço de interação e de proximidade

Primeiro evento realizado no mês de junho, cuja proposta é ser recorrente no calendário, teve como tema ‘Impulsionando o setor de self storage com inovação e análise de tendências’.

Por Márcio Norberto

A Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass) iniciou no mês de junho um  importante espaço de diálogo e de interação com associados/as de todo o Brasil. Segundo o presidente da entidade, Thiago Cordeiro, “é a inauguração de um novo hábito, que será recorrente na agenda”. Por meio de webinares, a Associação busca se aproximar ainda mais dos empreendedores/as que participam do desenvolvimento do setor no país. “O objetivo é se manter mais próximo, discutir e trocar as melhores práticas e dessa forma compartilhar conhecimento”, disse o presidente. 

O evento, que aconteceu no dia 19 do mês de junho, abordou o tema “Impulsionando o setor de self storage com inovação e análise de tendências”. Thiago Cordeiro, que também é sócio fundador e CEO na GoodStorage, apresentou alguns insights sobre inovação no setor. O webinar teve ainda como convidado o sócio fundador e diretor técnico da Brain Inteligência Estratégica, Marcos Kahtalian, para falar da pesquisa do primeiro trimestre de 2024.

Kahtalian ressaltou que a pesquisa só é possível porque há uma parceria entre quem faz o setor, fornecendo os dados, e a Brain. “Quanto mais tivermos acesso a informações qualificadas, melhor serão os resultados”. O responsável pela pesquisa  registrou que o segmento não parou de crescer e que de certa forma está ainda na infância. “O mercado está firme e continuará crescendo”, comentou.

Números e análise

De acordo com os dados da pesquisa, que teve abrangência em 104 cidades brasileiras de todas as regiões, o destaque o vai para a ABL com quase 2 milhões de m² no Brasil. Kahtalian enfatizou a importância do número: “estamos conseguindo aumentar a oferta e manter a taxa de ocupação”. O quadro geral do self storage no Brasil nos três primeiros meses do ano é composto por 583 operações, 293 empresas em atuação no mercado e mais de 202 mil unidades de boxes ofertadas. A pesquisa revelou ainda uma vacância de 18,1% e preço de R$116,00. Esses últimos números representam a média nacional.  

Inovação

Os processos de automação estão cada vez mais presentes nos diferentes tipos de negócio e o ramo de self storage tem seguido esta mesma linha. Este foi um dos destaques trazidos pelo presidente da Asbrass em relação à inovação. Segundo ele, os sistemas de automação já podem ser vistos nos processos de check-in e check-out das operações.

Na GoodStorage, segundo Cordeiro, uma solução 100% online será implementada em breve para realização de check-in e de pagamento. “Tudo o que vem no sentido de automatizar e tornar o processo mais simples como, por exemplo, fez a indústria hoteleira, é o caminho”. O investimento em tecnologia, segundo o dirigente, tende a ser um dos que tem maior retorno. Outro aspecto de inovação no setor é o acesso 24 horas às unidades e este ponto foi destacado por Cordeiro. Segundo ele, este modelo não é ainda comum nas operações aqui no Brasil, mas certamente será o próximo passo da indústria.

Biblioteca de dados

O primeiro webinar, com dados, análises e tendências do setor de self storage está disponível na íntegra para associados/as no site da Asbrass, basta clicar aqui. E se você não é ainda associado/a, entre em contato clicando aqui e saiba como se filiar. Tenha acesso a dados, a informações e a conteúdos qualificados sobre o setor de self storage no Brasil.