Menu fechado

Atividade de Self Storage é apresentada ao Legislativo Municipal de Curitiba

Em sessão realizada na última quarta-feira (8), os vereadores conheceram um pouco mais da atividade que busca legislação específica na cidade

A Câmara Municipal de Curitiba é a primeira casa legislativa do Brasil a abrir espaço para conhecer em detalhes o que é e a dinâmica de funcionamento da atividade de self storage. O evento aconteceu na sessão da última quarta-feira (8) e o legislativo local recebeu Rafael Cohen, presidente da Associação Brasileira de Self Storage (ASBRASS), e Almir W. Parigot de Souza Filho empresário local do segmento de self storage que, junto com outros operadores, elaborou projeto que foi encaminhado para apreciação do legislativo e por meio do qual se propõe uma legislação específica para a atividade na cidade. Participou ainda da sessão o vereador Pedro Duarte (Novo/RJ) para conhecer a dinâmica do trabalho.

O espaço na sessão parlamentar foi importante para que os vereadores pudessem conhecer mais da atividade e questionar sobre seu funcionamento e, dessa forma, analisar o projeto de regulamentação para posterior votação e depois submetê-lo para apreciação do executivo municipal. 

Em sua apresentação na sessão, Cohen falou sobre o crescimento constante e acelerado da atividade no Brasil, especialmente a partir de 2014. “Somente nos últimos doze meses tivemos um crescimento acima de 35%”. O dirigente da Associação destacou ainda os benefícios gerados pela atividade. “É uma atividade importante para a mobilidade urbana, para o meio ambiente e está sintonizada com as demandas surgidas pós pandemia como alternativa formal e viável para pequenos empreendedores”, disse.

Nesta mesma linha Parigot, que apresentou na sessão o que é e como funciona o self storage, enfatizou a importância da atividade para o desenvolvimento de cidades inteligentes, novos padrões de consumo que cresceram durante a pandemia como, por exemplo, o comércio eletrônico, e o perfil dos clientes deste segmento. “Os usuários da atividade são mais de 80% pessoas físicas e são mais de 30 tipos de atividades que fazem uso do self storage”, comentou. 

Parte dos dados apresentados resultam de pesquisas realizadas sistematicamente pela Brain Inteligência Estratégica, que acompanha, pesquisa e produz informações sobre o segmento de self storage em todo o Brasil para a ASBRASS.