Depois de dois anos somente no formato online, a 8ª edição reuniu em São Paulo, no evento que é o mais importante do setor, associados de todo o Brasil
Por Márcio Norberto e Gabriel Vale
Os eventos são estratégias bastante efetivas para apresentar o contexto de um determinado setor, trocar experiências, informações, contatos e promover networking. A 8ª edição do Brasil Expo Self Storage representou tudo isso. O maior evento do setor foi realizado pela Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass), em parceria com o Secovi-SP, no dia 20 de outubro, em São Paulo.
A edição marcou a volta do evento ao modelo presencial, depois de dois anos, mas foi também possível acompanhar a programação de maneira remota, pois o evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Secovi-SP no Youtube.
No dia 19, véspera da programação, aconteceu um jantar de encontro e confraternização dos associados, um importante momento de ruptura dos encontros somente online. Nas palavras do presidente da Asbrass, Rafael Cohen, um dos objetivos foi também reconectar a família self storage. “A abertura contou com a presença expressiva de muitos associados e foi um momento de confraternização que marcou o retorno à convivência presencial, foi uma noite muito prestigiada”, destaca Cohen.
Programação
A programação trouxe painéis temáticos para debater assuntos como processos de regulamentação, marketing, pesquisa, modelo de operação saudável e gestão de métricas e indicadores, além de apresentar novidades em termos de produtos, serviços e novas tecnologias. Para quem não pode participar, o conteúdo está disponível no canal do Secovi-SP no Youtube.

A edição reuniu palestrantes de destaque para apresentarem as principais tendências do segmento, contou com a participação de autoridades do setor público, especialistas de mercado, operadores e fornecedores de todo o Brasil. Uma das novidades foi realizar a programação em um único dia, possibilitando que mais associados de diferentes partes do país e público pudessem participar.
Na abertura do evento, Rodrigo Luna, presidente do Secovi-SP, destacou que o self storage não inventou o uso do espaço, mas passou a ser uma solução organizada para o consumidor e que, no Brasil, o mercado não é um setor de acúmulo e tem como característica a transitoriedade. Relembrou ainda que a pandemia trouxe novos usos e possibilidades para o setor.

O presidente da Asbrass avaliou o evento de maneira bastante positiva. “O evento superou as expectativas”, disse Cohen. Ele acrescentou ainda que houve avanço em muitas pautas e a agenda do evento esteve focada em temas diversificados para proporcionar aos associados e não associados informações qualificadas para orientar no dia a dia das operações.

“Desta vez nós fizemos um evento focado em assuntos mais variados. Procuramos fornecer algumas bussolas para os associados e não associados com dados e discussões sobre operação. Conseguimos criar um conteúdo de grande utilidade para as empresa que buscam a melhor forma de atuar”, comenta Cohen.
O presidente destacou ainda a participação e a colaboração das empresas maiores que, por meio dos seus profissionais, compartilharam conhecimento e experiência com operadores de todo Brasil. Esta estratégia reforça a marca e o compromisso da Asbrass em possibilitar trocas que são fundamentais para qualificar o mercado com um todo.