De acordo com dados de uma consultoria, a temática da DE&I está cada vez mais presente no escopo de trabalho das empresas com atuação no Brasil.
Crédito: Foto Divulgação
Por Márcio Norberto
A temática da diversidade, equidade e inclusão, conhecida como DE&I, está cada vez mais presente na cultura das empresas aqui no Brasil. Segundo dados da consultoria Deloitte, divulgados em dezembro do ano passado, as organizações com atuação no país estão mais conscientes quanto ao valor das inciativas de diversidade, equidade e inclusão no ambiente de trabalho. Além de ser um compromisso com valores éticos modernos, as práticas favorecem também um ambiente respeitoso, acolhedor, positivo e produtivo para todos.
Os programas de DE&I desenvolvidos nas empresas fazem parte do conjunto de práticas ESG – Environmental, Social e Governance. As ações de diversidade, equidade e inclusão integram o pilar social do ESG e ganham força nas organizações, que reconhecem cada vez mais a importância do bem-estar dos colaboradores. Os programas visam promover, entre outras iniciativas, igualdade de gênero, raça e orientação sexual em todos os níveis organizacionais.
Para um setor relativamente jovem como é o de self storage no Brasil, participar deste modelo de cultura organizacional, que valoriza as diferenças em seus diversos aspectos e promove inclusão, reforça o quanto o segmento é inovador, disruptivo e alinhado com agendas fundamentais.
De acordo com Fernanda Malozzi, que é gestora de recursos humanos no Guarde Aqui Self Storage, com unidades nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, a empresa entende que as ações de diversidade, equidade e inclusão precisam ser mais do que tendência, devem ser genuínas. E foi dessa forma que o Guarde Aqui encarou o DE&I. “Identificamos essa necessidade não como uma tendência, mas como um compromisso genuíno com a construção de um ambiente onde cada voz possa ser ouvida. A alteração do nosso Manifesto reflete essa mudança de paradigma, colocando as pessoas no centro de tudo”, comenta a gestora.
Envolvimento
Para que os programas de DE&I alcancem resultados positivos na organização é importante que todos estejam envolvidos, da alta gestão às posições de entrada na empresa. O engajamento precisa ser constantemente estimulado na direção de uma mudança de cultura organizacional.
Pensando nisso, o time do Guarde Aqui criou um Programa de Diversidade e Inclusão, que já está em estágio avançado, e vem desenvolvendo um amplo letramento sobre diversidade e inclusão com todos os colaboradores. Além disso, implementou uma capacitação específica para as lideranças da empresa. “Criamos um programa focado no desenvolvimento de lideranças mais inclusivas, capacitando nossos líderes a serem agentes de mudança e a promoverem ambientes de trabalho acolhedores e equitativos”, conta a gestora.
Mudança
As ações relacionadas à diversidade, equidade e inclusão podem promover mudanças concretas na organização, construindo uma cultura mais humana, ética e sustentável. Atualmente, essas são características importantes porque favorecem a retenção e a atração de novos talentos. Os colaboradores querem se sentir acolhidos e pertencentes ao negócio. É fundamental tanto para quem já está na empresa quanto quem deseja entrar ter identificação com os valores da organização. Tudo isso forma um ciclo positivo que contribui para o sucesso no longo prazo.
A gestora do Guarde Aqui conta que o programa de DE&I significou reafirmar os valores da empresa e trouxe para os colaboradores um sentimento de pertencimento e de segurança, sabendo que estão num ambiente onde são valorizados. “Conectamos a nossa história com as pessoas, isso porque acreditamos profundamente que cada pessoa traz consigo uma riqueza única de experiências, talentos e perspectivas que enriquecem nossa empresa, nosso setor e o mundo ao nosso redor”, comenta Malozzi.