Menu fechado

⬤ Alta do home office no Brasil leva ao crescimento de demanda por Self Storages, diz estudo

Levantamento da ASBRASS e Brain mostra rápida adesão da modalidade, que passou a ser usada como extensão do lar para desocupar espaços para o trabalho a domicílio


Novas formas de uso para Self Storages tornaram-se habituais durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, já que pessoas passaram a utilizar este tipo de espaço para liberar cômodos dentro de casa por conta do home office, segundo mostra um estudo inédito divulgado pela Brain Inteligência Estratégica em parceria com a Associação Brasileira de Self Storage (ASBRASS).

Os dados, referentes ao primeiro trimestre de 2021, mostram crescimento do setor de cerca de 29% no número de boxes no país desde os mesmos três meses do ano passado, a maior alta no segmento desde 2016.

Para quem começou a trabalhar em home office no último ano, Self Storages se tornaram extensões residenciais, soluções para ampliar o espaço que as pessoas tinham em casa, que passaram a se valer de novos locais para armazenar itens de pouco uso.

Estoques para e-commerces, modalidade que teve grande crescimento durante o período pesquisado, representaram a principal mudança de demanda entre as pessoas jurídicas. As demandas cresceram nas áreas de logística, distribuição e estoque. O serviço é uma forma de pequenas e médias empresas economizarem e possuírem um bom ambiente para armazenar seus produtos. 

Outro novo uso do setor foi o armazenamento de mobílias e documentos de empresas e escritórios que optaram por liberar os imóveis alugados durante o período, também como forma de economia.

A empresa Cepaje Bio, importadora de bebidas, é cliente da Moby Self Storage há cinco anos, e utiliza o galpão para estocar seus produtos. Segundo Jean Pascal Chalard, dono da importadora, ele já conhecia o serviço por ser típico na cultura francesa, seu país de origem. “Para mim era importante que fosse um ambiente fresco, com circulação de ar, ventilação noturna e de fácil armazenamento. O Self Storage tem tudo o que preciso, possui segurança e facilidade”, explica.

Segundo o estudo, apesar de estar em ascensão, o mercado de Self Storage ainda é pouco conhecido entre os brasileiros. Dentre as 1.775 pessoas entrevistadas, 85% não conheciam o serviço, entretanto, entre estas, 65% demonstraram interesse em utilizar o setor em algum momento após entenderem sobre seu funcionamento.

Muitos casos observados pela ASBRASS de utilização do Self Storage surgem em momentos específicos da vida dos usuários, como em casos de divórcios, mudanças, óbitos de parentes e viagens, abrindo uma opção de armazenamentos de bens pessoais por um período de tempo. Outro fator muito comum para a busca diz respeito ao armazenamento de grandes quantidades de objetos, como coleções.

O setor de Self Storage possui sua maior concentração de atuação no estado de São Paulo, com 39% do total nacional, com foco para a região central da capital paulista, seguido de outros grandes pólos comerciais, como o bairro de Santo Amaro. Assim, observa-se a tendência para crescimento de usos para fins comerciais, mesmo que cerca de 65% ainda seja utilizado por pessoas físicas para fins momentâneos.


Sobre a ASBRASSA Associação Brasileira de Self Storage é a primeira e única entidade do país voltada exclusivamente à representação das empresas de Self Storage. Entre os objetivos da entidade está a promoção do setor, a garantia da regulamentação e a integração entre os operadores do mercado. A instituição conta em seu quadro de associados com as maiores empresas do setor e tem trabalhado incessantemente para aumentar a segurança jurídica da atividade.

Sobre a Brain Inteligência EstratégicaEspecializada na realização de pesquisas e consultorias sobre o movimento do mercado imobiliário nacional, a Brain Inteligência Estratégia desenvolve periodicamente análises para grandes empresas do setor, auxiliando a tomada de decisão por parte de gestores e antecipando tendências. Elabora relatórios frequentes sobre o comportamento do setor em mais de 600 cidades de 26 estados da nação.