Modelo de negócio oferece ao franqueado suporte técnico necessário e expertise para gerenciar o empreendimento
Por Márcio Norberto
Decidir mudar a vida profissional não é uma tarefa fácil. As razões para tomar esta decisão são as mais diversas: insatisfação com o trabalho atual; vontade de empreender e ser dono do próprio negócio; investir num sonho, entre outros motivos. Mas, para se tornar dono do negócio, há muito trabalho pela frente e opções para empreender. O brasileiro está correndo atrás deste sonho para torná-lo real, haja vista o número de novas empresas abertas no Brasil no ano passado.
Em 2021, segundo dados do Mapa de Empresas, boletim elaborado e divulgado pelo Ministério da Economia, foram abertos no Brasil mais de 4 milhões de novos empreendimentos, é um recorde histórico e que representa um crescimento de quase 20% em relação ao ano anterior.
O segmento de franquias ajudou a compor este expressivo número de novos negócios abertos no país no ano passado. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou em 2021 crescimento no patamar de 9% em número de novas unidades, e em redes de franquia crescimento de 8%.
A atividade de self storage participa do mercado de franquias e se tornou uma opção de negócio para quem está pensando em realizar aquela mudança na vida profissional comentada anteriormente. O sistema de franquia no segmento de self storage torna-se um modelo atrativo ao empreendedor que está chegando ao mercado justamente porque é um negócio que foi testado e oferece suporte técnico de qualidade ao franqueado: conhecimento especializado, expertise e gestão do negócio, aliada à baixa complexidade e ao baixo custo de operação.
Este aparato técnico oferecido pelo franqueador fez com que José Augusto Pires Neto, também conhecido por (Gutti) entrasse no negócio de franquia no ramo de self storage. O empresário é um franqueado da Box100 há quatro anos e meio, em Juiz de Fora (MG). Segundo Gutti, “gosto do modelo de franquia porque sem ele levaria muito tempo para adquirir expertise no negócio”.
Em relação ao cliente final, o empresário salienta que há uma boa adesão do público na cidade, isto é, há procura pelo sistema de autosserviço. “A adesão tem sido bastante boa e os nossos clientes são 90% de pessoas físicas”, comenta.
![](https://asbrass.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Img-1-2.png)
Contar com suporte técnico para implementar e depois gerir o empreendimento foi o que impulsionou, há cinco anos, Deliane de Freitas Moreira, sócia e diretora comercial da franquia Box100, com unidades em Belo Horizonte e Juiz de Fora (MG), a retirar a ideia do papel e abrir o negócio. “O suporte da franqueadora nos permite trabalhar com segurança e tranquilidade”, diz. A empresária ressalta ainda outros aspectos que levaram a investir no modelo de franquia: “o segmento nos atraiu também devido ao potencial de crescimento e ao baixo custo operacional”, comenta.
Expansão do mercado
A atividade de self storage fechou o ano passado com crescimento. De acordo com dados de pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, o quarto trimestre de 2021 terminou com 202 empresas ativas, número 19,5% superior ao registrado em igual período do ano anterior.
A expansão do mercado revela que mais empreendedores estão chegando, outros ampliando e investimento neste segmento, e o modelo de franquia tem contribuído para este crescimento; a maior concorrência pode ser um termômetro da evolução do mercado.
De acordo com Moreira, a concorrência aumentou nos últimos anos. “Quando inauguramos a unidade de Belo Horizonte tínhamos sete concorrentes, hoje, cinco anos depois, temos vinte e oito empresas neste mesmo seguimento, então acreditamos que é um bom negócio e em franca expansão”, conclui a franqueada.
![](https://asbrass.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Img-2.png)
O modelo de franquia pode ser então uma alternativa não apenas aqueles que buscam dar uma guinada na vida profissional, mas também aos empresários franqueadores que visam ampliar o negócio e consolidar a marca, levando conhecimento e expertise para quem está disposto a empreender.