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Qual o perfil dos consumidores de self storage na cidade de São Paulo?

Por Márcio Norberto

Num país continental como o Brasil, o perfil do consumidor de self storage muda de acordo com as regiões. Na maior cidade da América Latina, que recém completou 469 anos, a marca da diversidade está em tudo e aparece também no self storage, na vocação das operações e no perfil do público. Numa observação mais detalhada, de um bairro para o outro tudo pode mudar.

Ao olhar para a realidade de São Paulo, com população estimada em 12,3 milhões de pessoas, conforme dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o perfil do cliente que busca as soluções oferecidas pelo self storage se desenha também segundo as características dos bairros. De acordo com dados da mais recente pesquisa de acompanhamento do setor, os números são do 4º tri de 2022, a cidade de São Paulo abriga 135 operações e 64.846 boxes.

Nos bairros com maior adensamento populacional e próximos ao centro, o perfil do consumidor tende a se caracterizar por pessoas físicas e comerciantes atacadistas e varejistas. Já nos bairros mais afastados da região central da cidade, em áreas maiores e com possibilidade de instalação de empreendimentos grandes, há preponderância de o self storage funcionar como a última milha da cadeia logística, sobretudo para as empresas de comércio eletrônico.

Box pequeno, box grande

As particularidades do self storage se representam em diferentes aspectos como, por exemplo, no tamanho do box. De acordo com dados da pesquisa, box com até 3m² representa a maior oferta com 39%, e esta tipologia tem vacância de 15,4%. Box menor normalmente é locado por pessoas físicas e em alguns casos por microempresários para armazenamento de objetos e produtos que permanecerão pouco tempo no local.

Segundo Marcos Kahtalian, sócio-fundador da Brain Inteligência Estratégica, empresa responsável pela realização da pesquisa de acompanhamento do setor, historicamente a maior concentração de boxe neste padrão representa uma das lógicas do self storage “que é justamente atender a necessidade de armazenagem das famílias em pequenas quantidades para rápida movimentação”, diz.

Por sua vez, box maior com metragem acima de 50m² representa uma oferta de quase 5% na cidade e costuma atender a outro perfil de público. Segundo números da pesquisa, até o final de 2022, quando os dados foram consolidados, havia uma disponibilidade de box neste padrão na ordem de 2,5% e a vacância ficou em 8,6%. Para o dirigente da Brain, de maneira geral o box nesta categoria tem crescido para atender à demanda empresarial.

“Inicialmente essa característica era pouco usual, mas justamente pelo crescimento do comércio eletrônico e também pela necessidade de alguns varejistas terem o estoque rápido e pronto, vimos crescer essas operações maiores. Inclusive, há operações com ênfase em boxes maiores, portanto uma locação empresarial”, explica Kahtalian.

Maior concentração

A pesquisa mostra que a maior concentração de operações, 66 delas, e consequentemente o número de boxe, 32 mil, estão localizados em bairros como Brás e Mooca. Devido à natureza de regiões como essas, com característica comercial varejista e atacadista e que recebe fluxo de pessoas de todo o Brasil, é natural que o perfil do consumidor se caracterize por empresas que precisam de espaço para armazenamento do estoque.

“Nessas regiões o espaço para a loja é caro, é um metro quadrado com alto custo, então armazenar o produto na própria loja não sai barato, por isso a concentração de operações de self storage em bairros com alta oferta de comércio faz muito sentido”, comenta Kahtalian

Renda

As pesquisas sobre o setor não definem o perfil do consumidor pelo aspecto da renda média, mas a partir da percepção e da análise empírica dos dados é possível constatar que há uma orientação do self storage para as classes média e alta. E isso se deve, segundo Kahtalian, porque há um incremento no orçamento familiar.

Também, segundo ele, normalmente as famílias deste padrão precisam de espaço para armazenar produtos que eventualmente não são comportados dentro de casa, especialmente para quem mora em apartamento.

E assim, em meio a diferentes características da própria cidade, o perfil do consumidor de self storage se desenha. Numa cidade onde tudo é superlativo, não poderia ser diferente com este setor.