Pesquisa realizada em 87 cidades de todas as regiões indica maior número de empresas no segundo trimestre deste ano
Quando a pandemia de (Covid-19) começou de fato a fazer parte da realidade brasileira, isso ocorreu em meados de março de 2020 com medidas mais rigorosas por parte das autoridades públicas, a sociedade de modo geral, pessoas e empresas não estavam preparadas – e, talvez, ainda hoje não estejam totalmente -, para lidar com o desconhecido. Mesmo o campo científico, que muito trabalhou do início até aqui, fazendo várias descobertas, continua cauteloso ao realizar prognósticos sobre o comportamento do vírus.
No campo da economia e dos negócios, empresários e novos empreendedores precisaram, quase que diuturnamente, pensar em estratégias de atuação no mercado para manter os negócios e os postos de trabalho nas suas empresas. Neste período, as vendas online cresceram ainda mais. No fechamento do primeiro semestre de 2020, uma pesquisa divulgada pela revista Exame a partir de relatório da Ebit Nielsen (empresa que realiza pesquisa online sobre o perfil do consumidor virtual) mostrou crescimento de 47% nas vendas pela internet. Esta elevação contribuiu com nichos específicos de mercado como, por exemplo, aquele em que o cliente – pessoa física ou jurídica – guarda o produto, fecha e leva a chave. É o self storage, que foi resiliente e registrou estabilidade e crescimento durante o período de pandemia.
Recente pesquisa sobre o comportamento do setor, elaborada pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com o Secovi-SP e com a Associação Brasileira de Self Storage (ASBRASS), com abrangência em 87 cidades de todas as regiões do Brasil, mostrou crescimento na instalação de empresas. Os dados apontam para um aumento de 17% no segundo trimestre de 2021 em comparação com igual período de 2020.
Outros indicadores revelados na pesquisa, dentro do mesmo período, se referem ao crescimento de mais de 42% no número de boxes instalados e elevação do número de operações em 15%. Houve variação positiva em todos os indicadores pesquisados, o que indica estabilidade e crescimento do setor mesmo num momento de instabilidade e incertezas que recaem sobre a economia do País.
A pesquisa registra também uma fotografia mais contextual em relação à realidade do momento, fazendo um comparativo dos mesmos indicadores dentro do recorte temporal do primeiro e segundo trimestres de 2021.
Os dados mostram estabilidade e crescimento do setor, é como analisa Marcos Kahtalian, sócio-fundador da Brain. “Houve um crescimento total do setor, com aumento de novos players; é um segmento bastante procurado pelos empresários interessados em investir”.
Kahtalian chama a atenção para um indicador da pesquisa que resume o momento positivo do segmento de self storage no País: “no segundo trimestre de 2021 houve um crescimento de 4% no número de boxes instalados em comparação com o primeiro trimestre deste ano”. Na análise do mesmo período, Kahtalian finaliza acrescentando que “houve uma redução da vacância se aproximando de 4%”.
Para os próximos meses, as projeções permanecem favoráveis à continuidade do crescimento do segmento de self storage, sobretudo alavancadas pelos novos modos de vida e negócios trazidos pela pandemia.