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Seguro individual do box não pode ser visto como custo para o locatário

Por Márcio Norberto

Há exatamente um ano, a Asbrass pautou em sua newsletter a temática do seguro nas unidades de self storage, tanto o produto direcionado ao empresário para proteção do seu patrimônio quanto o produto individual voltado especificamente para a cobertura dos itens guardados pelo locatário do box. Um ano depois é possível identificar, segundo especialista em seguros para self storage, que houve uma maior conscientização de quem atua no setor de que o seguro individual é fundamental porque proporciona maior tranquilidade ao empresário e ao locatário. É uma proteção aos objetos que estão guardados.

Os empresários aumentaram a percepção de que o seguro individual do box é um investimento que trará maior segurança, mas ainda há situações que fazem com que alguns deles optem por não ofertar o seguro ao locatário. De acordo com o especialista, o principal fator ainda é o receio de que o locatário veja o seguro como um custo a mais e acabe desistindo de contratar a locação. “Por isso é necessária a continuidade do trabalho de conscientização dos agentes do mercado de self storage. Continuamos visitando todo o Brasil, realizando este trabalho”, diz Scanferla.

Conscientização é a estratégia

A contratação do seguro individual por parte do locatário do box não é obrigatória, a oferta passa pela política de cada self storage. Segundo Scanferla, a maioria das operações de self storage possuí contratos que permitem a comercialização de seguro do boxe. “Há conhecimento do seguro individual para o boxe, porém a maioria ainda deixa de oferecer ao cliente”.

Embora, de um ano para cá, tenha aumentado a conscientização sobre a importância do seguro para o locatário, que é fundamental contratar, aspectos como receio de que custo seja um impeditivo à locação, que o seguro empresarial protegerá os itens guardados no box, entre outros, fazem com que alguns empresários não ofereçam o seguro no momento de fechar o negócio.

“Infelizmente, alguns empresários acham que o custo do seguro fará com que o cliente se afaste da locação. Acham, erroneamente, que o seguro empresarial cobrirá os bens de terceiros. Outros acham que, pelo prédio ser bem estruturado, o seguro será contratado em vão”, pondera o especialista.

O empresário precisa mostrar ao cliente que o investimento a ser realizado na contratação do seguro é uma proteção ao patrimônio que está sendo guardado no box e que não se trata de um item para onerar a locação. É dessa forma que o head comercial e de novos negócios na DCL Real Estate, empresa controladora da D-Espaço Self Storage, em Curitiba/PR, Francesco Martinenghi, percebe a importância do seguro individual.

“É uma tranquilidade para os operadores e para os clientes que, em caso de sinistro, terão cobertura para reparação de danos. O valor do seguro na maioria das vezes é baixo diante do valor da locação e infinitamente menor em relação ao valor dos bens que são custodiados”, comenta Martinenghi.

Martinenghi diz ainda que a empresa trata o seguro como um benefício a mais para o cliente, destacando atributos da operação como local de fácil acesso 24 horas por dia, monitoramento, entre outros. “Nunca perdemos a locação por causa do seguro”, diz.

Continuar trabalhando a conscientização e levar informações qualificadas para os empreendedores é a aposta dos especialistas do setor de seguros. Por exemplo, o seguro a ser adquirido não precisa necessariamente ser aquele ofertado pelo self storage, o locatário pode contratar o produto com uma seguradora da sua escolha. “É por isso que enfatizamos tanto a questão da conscientização. Há muito trabalho a ser feito”, ressalta Scanferla.