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Tecnologia, presente

Uso de tecnologia para gestão de negócios

Segmento de self storage busca inovação tecnológica pensando na competitividade

Por Márcio Norberto

Na curva da virada do século, mais precisamente no final dos anos de 1990, as ferramentas de trabalho no ambiente corporativo eram praticamente analógicas e o que se conhecia de tecnologia mais desenvolvida estava ao alcance de poucas empresas.

Investimento e mão de obra especializada no desenvolvimento e na aplicação de tecnologia eram limitadores que atingiam, sobretudo, micro e pequenos negócios. Com a virada para os anos 2000, e aos poucos a chegada da internet, ainda que restrita inicialmente, as empresas foram se modernizando e cada vez mais absorvendo o uso de tecnologias e de sistemas de gestão do negócio. Aliás, empreendimentos mais recentes, as chamadas startups, nasceram com o DNA tecnológico.

O segmento de self storage também está de olho nas mudanças trazidas pelo uso da tecnologia e dos sistemas de gerenciamento nos mais variados ambientes de negócio. Para acompanhar e crescer junto, empresários do setor têm buscado implementar em suas operações sistemas informatizados de gestão que garantam maior padronização, controle e eficiência do negócio como um todo, sobretudo porque as operações de self storage normalmente são realizadas com poucas pessoas.

Gerenciamento de processos e estratégia

No Brasil, a utilização de sistemas específicos para gestão de self storage é ainda recente, como explica Paulo Rozenthal, responsável por novos negócios na empresa C&D Sistemas, com atendimento especializado para o setor, localizada no Rio de Janeiro. “Os sistemas para self storage existem no mercado americano faz muito tempo. Já os sistemas adaptados para o mercado brasileiro são mais recentes. O nosso faz a gestão completa de um ou mais self storage, gerando orçamentos, contratos, CRM, armazenando os dados de cada cliente, boletos, além de possuir um módulo financeiro completo, que controla contas a pagar e a receber, apresentando o fluxo de caixa futuro”, explica Rozenthal.

Soluções integradas para o gerenciamento das operações e base de dados estatísticos para a tomada de decisão tornam-se diferenciais competitivos para quem está no mercado e precisa ter mais agilidade e assertividade nos processos de gestão do negócio e nas estratégias que serão colocadas em prática, visando uma melhor performance da operação. “Através de relatórios gerenciais e estatísticas as decisões podem ser tomadas levando em conta informações específicas do segmento”, diz Rozenthal.

Com o setor de self storage crescendo e se consolidando cada vez mais no mercado brasileiro – hoje são cerca de 147 mil boxes sendo ofertados em todas as regiões do país –, otimizar e ganhar tempo na execução dos processos tornam-se diferenciais para uma gestão que precisa pensar nas estratégias que fazem o negócio mais competitivo, é o que destaca Rozenthal: “como em qualquer outro segmento, a tecnologia é um diferencial fundamental de competitividade. Fazer mais rápido, de forma mais completa e com menos mão de obra permite ao self storage se destacar em seu mercado, prestando um serviço melhor e podendo cobrar valores mais atrativos de aluguel”, conclui o gestor especializado em sistemas para self storage.