Menu fechado

⬤ Grande mercado a ser conquistado: 89% dos brasileiros ainda não sabem o que é Self Storage

Estudo da Brain Inteligência Estratégica com a ASBRASS mostra que quem recebe até quatro salários mínimos considera o setor mais importante do que as que ganham acima de dez.


O setor de Self Storage ainda tem um grande espaço para adquirir novos consumidores brasileiros. O que comprova isso é um estudo realizado em junho de 2021 pela Brain Inteligência Estratégica em parceria com a ASBRASS (Associação Brasileira de Self Storage), que entrevistou mais de 1,5 mil pessoas de todo o país e evidenciou a falta de conhecimento sobre o segmento no país. Segundo o levantamento, 89% dos entrevistados não conhecem ou nunca ouviram nada a respeito dos galpões, 5% apenas ouviram falar e apenas 6% de fato conhecem.

Além disso, a pesquisa mostrou que também há uma diferença econômica: o setor é considerado importante por 70% das pessoas entrevistadas que recebem até quatro salários mínimos, número menor que as 63% que recebem acima de dez. Os números que demonstram o grau de importância dado por diferentes classes econômicas podem ser explicados pelo fato de casas e apartamentos econômicos, standard ou médio estarem se tornando cada vez mais compactos, o que faz com que as pessoas procurem galpões para estender a área útil das próprias residências.

Por outro lado, apartamentos e casas de alto padrão e luxo, apesar de também seguirem a tendência de minimização, seguem sendo espaçosos para armazenamento de objetos básicos como malas, caixas e itens de estimação.

A compreensão do setor também passa por diferenciações regionais. No nordeste, 93% das pessoas entrevistadas ainda não possuíam conhecimento sobre o setor. Entretanto, ainda segundo o estudo, 65% de todos que não tinham conhecimento sobre o setor antes da entrevista demonstraram alto interesse em utilizá-lo em algum momento da vida, identificando o grande potencial dos Storages: a finalidade momentânea. Segundo a pesquisa, 90% dos entrevistados que sabiam do serviço o utilizaram durante um determinado período, enquanto apenas 1% estava de fato aproveitando este tipo de local para armazenamento no momento em que foi perguntado.

Segundo Peer Bourgin, CEO da Moby Self-Storage, “o maior desafio do setor atualmente é torná-lo mais difundido com o público e explorar suas diferentes funcionalidades”. Assim, apesar do alto crescimento durante a pandemia de Covid-19, o mercado ainda deverá percorrer um caminho para difundir as inúmeras possibilidades de usos que ainda não são amplamente exploradas, seja por pessoas físicas ou jurídicas.