Menu fechado

Mulheres na liderança

Com competência técnica e qualificadas para a gestão, mulheres ascendem a postos de liderança no segmento de self storage e contribuem para impulsionar o desenvolvimento do setor.

Por Márcio Norberto

Crédito: Calão Jorge/Secovi-SP

A competência técnica feminina e sua habilidade de gestão vem ganhando espaço no setor de self storage. Atualmente, a maior empresa do segmento no Brasil é dirigida por uma mulher. Várias outras representações femininas em postos de liderança na atividade podem ser identificadas em operações de todo o país. Elas estão presentes em cargos de coordenação, de gerência e de diretoria operacional a desenvolvimento estratégico, contribuindo cada vez mais para impulsionar o crescimento do segmento.

A presença feminina no setor foi assunto de um painel temático durante a programação da 9ª edição do evento Brasil Expo Self Storage, que aconteceu no mês de novembro, em São Paulo. Ana Cristina Heim, sócia-fundadora e CEO na GuardeBem, empresa localizada em João Pessoa (PB); Vanessa Kawazuro, gerente geral de operações na Moby Self Storage com atuação em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) e Izabelle Lambert Alves, head de gente e gestão na Goodstorage, com operações na capital paulista, foram as convidadas para compartilhar suas experiências profissionais  como empreendedoras e líderes em empresas do setor. O debate foi mediado pelo presidente da Asbrass, Rafael Cohen, que enfatizou a importância da participação  feminina no dia a dia das operações, além de sinalizar para uma Associação mais diversa, com mulheres ocupando postos diretivos.  

Relevância do tema

Mulheres em cargos de liderança impulsionam mudanças e criam inspiração. Além disso, quando elas ocupam espaços de gestão contribuem para romper com uma cultura empresarial marcada por esterótipos; esta ruptura ajuda a enriquecer a dinâmica organizacional.

De acordo com Ana Cristina Heim, que está há dez no segmento de self storage, levar este tema para o evento foi importante porque o setor vem crescendo em todo o Brasil, inclusive com a mulher participando desta construção. Segundo a CEO, “o painel é muito importante porque acabamos nos tornando referência para outras mulheres; as mais jovens que estão começando suas carreiras”, disse.

Izabelle Lambert Alves é uma representante das mulheres que estão chegando agora, sua atuação no segmento é desde o início de 2023. A gestora considera também a importância deste debate num evento de representatividade nacional. “É muito importante a inserção da mulher neste momento (no evento) e que ela possa falar. Dar voz às mulheres é fundamental para trazer novas ideias e mais representatividade feminina pra dentro”, destacou.

Já a Vanessa Kawazuro trabalha com self storage há seis anos e há dois anos e meio está à frente da gerência geral de operações de quatro unidades. Segundo ela, a programação no evento indica a relevância e o profissionalismo com que a mulher atua nesta atividade. “Este painel só mostra o quanto somos importantes para o setor e queremos participar mais ativamente nas decisões, nós temos muito a acrescentar”, enfatizou.

Novo olhar na gestão

Além de entregar resultados, o que é importante para todos os segmentos de negócio, a gestão feminina põe em prática uma abordagem que pode ser vista como colaborativa, o que favorece o desenvolvimento de um ambiente de trabalho inclusivo, diversificado e inovador. Em situações de gestão, a liderança feminina muitas vezes é identificada por habilidades de comunicação com foco na construção de relações interpessoais, comunicação aberta, escuta ativa e flexibilidade.

Vanessa Kawazuro realiza sua gestão seguindo este modelo. “Acredito numa gestão mais humanizada em ouvir as pessoas, suas dores. Ouvir os colaboradores para definir melhor as estratégias. Focar na equipe é fundamental. Ter escuta para obter melhores resultados”, comentou. A atividade de self storage tem em seu DNA a inovação e ao reconhecer e apoiar o potencial das mulheres em cargos de liderança está contribuindo para a construção e o desenvolvimento de um mercado de trabalho baseado num modelo de gestão moderna e alinhada às novas demandas sociais.